Serviços


O Hospital do Olho tem infra-estrutura completa para qualquer tipo de exame e cirurgia. Atendemos a todos os critérios de segurança e qualidade para a realização dos diagnósticos, exames e cirurgias, promovendo melhores resultados no tratamento oftalmológico ao paciente. Veja abaixo a lista completa das nossas especialidades e serviços:

1. Catarata

A catarata é uma alteração intra-ocular que atinge o cristalino (lente transparente situada atrás da íris), tornando-o opaco e comprometendo a visão. Essa lente (cristalino) é por onde passam os raios luminosos antes de chegar à retina, sendo encarregada da focalização.

O tratamento cirúrgico indicado baseia-se em substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a qualidade da visão. O resultado é altamente previsível, a recuperação é rápida e, geralmente, a permanência no HOS após o procedimento é inferior à uma hora.

2. Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular geralmente provocada pelo aumento da pressão dentro do olho, que ocorre por causa da produção acima do normal de um líquido chamado humor aquoso (líquido interno do olho) ou mais frequentemente, porque o escoamento desse líquido está diminuído pelo organismo.

O tratamento que precisa ser feito ao longo da vida é a prevenção, impedindo que a doença se desenvolva, através do controle da pressão intra-ocular, pois não é possível trazer de volta a visão perdida causada pelo glaucoma. O ideal é que o portador de glaucoma faça acompanhamento oftalmológico no mínimo a cada seis meses.

3. Refrativa

É um procedimento cirúrgico a laser, simples e rápido, que corrige erros de refração da visão. O Hospital do Olho oferece duas técnicas de Cirurgia Refrativa: a LASIK e a PRK. Nas duas técnicas a recuperação é rápida se as orientações médicas forem devidamente seguidas.

Qualquer pessoa pode fazer a Cirurgia Refrativa desde que seja maior de 18 anos. Geralmente é nessa época que o grau fica estabilizado e o procedimento pode ser realizado sem problemas, após a realização dos exames necessários.

4. Córnea

A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do olho que possibilita que os raios luminosos atravessem nossos olhos e formem uma imagem na retina. Ela permite que as imagens do meio externo penetrem no olho e sejam captadas pela retina.

5. Retina

Dentro da oftalmologia, a retina e vítreo constituem uma de suas principais sub-especialidades e trata de patologias específicas dessa área nobre do globo ocular. A retina é uma fina membrana que forra o fundo do olho. Toda a luz que chega ao interior do olho é captada pela retina e transformada em impulsos elétricos. Estes impulsos são enviados ao cérebro, onde ocorre a formação da imagem. O vítreo é uma substância gelatinosa e transparente que preenche o globo ocular e está em íntima relação com a retina.

6. Plástica

A plástica ocular é o segmento da oftalmologia que cuida do terço superior da face, ou seja, de todos elementos que protegem e interferem na funcionalidade dos olhos e da visão. Trata de problemas relacionados às pálpebras, supercílio, vias lacrimais e órbita e subdivide-se em duas abordagens: reparadora e estética.

7. Órbita

Trata-se da especialidade responsável por tratar das doenças associadas à cavidade óssea localizado na face anterior do crânio onde o globo ocular (olho – propriamente dito) juntamente com os músculos responsáveis pelos movimentos do olho ficam alojados.

Cabe a essa especialidade realizar tratamentos clínicos e intervenções cirúrgicas relacionados a esta estrutura óssea.

8. Oftalmopediatria

A oftalmopediatria é uma subespecialidade médica que trata as doenças oftalmológicas das crianças e dos adolescentes, desde problemas de refração a malformações congênitas.

9. Estrabismo

O Estrabismo ou na linguagem popular "vesguice" é o termo médico usado para designar olhos que não estão perfeitamente alinhados, ou seja, um olho fixa em uma direção e o outro em direção diferente. Um dos olhos poderá estar olhando em frente, enquanto o outro desvia para dentro, para fora, para cima ou para baixo Costuma-se iniciar na infância acometendo aproximadamente 4% das crianças, porém pode também surgir na vida adulta. O desvio dos olhos poderá ser constante ou poderá ter períodos normais e períodos com olhos desviados.

10. Fisioterapia Ocular

É uma área auxiliar da Oftalmologia e da Neurologia, que trata da reabilitação visual de pacientes que apresentam alterações nos movimentos dos olhos devido a desordens do sistema neuro cerebral ou por alterações do sistema óculo-motor e/ou visual.