Hospital do Olho » Programa de Prevenção do Hospital do Olho visita novo bairro.
Marca
Banner

Notícias

Programa de Prevenção do Hospital do Olho visita novo bairro.

Essa semana o Programa de Prevenção do Hospital do Olho de Teresina visitou a Vila Irmã Dulce. A diretora  geral e clínica do hospital, Dra Kalline Carvalho e a enfermeira chefe Samara Roberta fizeram palestra sobre “Prevenção à Cegueira”.24f4dc29-cc16-47a1-9488-6441c959d287-1

680a2a9d-a98e-4ef3-b20c-9bc9fc0b974d

O que torna a pessoa cega?

Somado aos acidentes e problemas congênitos, há muitas causas de cegueira. Graças a moderna tecnologia médica, muitas destas causas podem ser prevenidas ou controladas.
No passado, a principal causa de cegueira era catarata. A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho) que ocorre freqüentemente com o processo de envelhecimento. Com o desenvolvimento da catarata, a visão se torna consideravelmente nublada. Isto pode eventualmente ser um princípio de cegueira. Felizmente, cataratas podem, agora, ser tratadas por procedimento cirúrgico que remove os cristalinos opacos e os substitui por uma lente artificial transparente. Em muitos casos, isto não só evita cegueira, mas resulta em grande melhora da visão.
A segunda causa de cegueira é o glaucoma. Nesta doença, a pressão elevada dentro do olho causa dano permanente ao nervo óptico. Seu primeiro sintoma é perda de visão periférica. Quando progride, o glaucoma pode resultar em cegueira total. No entanto, se diagnosticado precocemente, a grande maioria dos casos pode ser controlada com medicação, ou tratamento a laser, ou cirurgia ou a combinação destes.
A mais comum causa de cegueira é a degeneração macular senil. Diferente da catarata ou glaucoma, que são usualmente tratados, a degeneração macular é controlada somente em uma pequena porcentagem dos casos. Degeneração macular é uma alteração da porção central da retina. O primeiro sintoma é a perda da visão central no campo visual. Devido a visão periférica não ser afetada, a degeneração macular não causa cegueira total. Pessoas com degeneração macular podem não ser capazes de dirigir carro, e em muitos casos são incapazes de ler, no entanto, elas podem usualmente vestir-se, alimentar-se sem ajuda e andar por uma sala sem algum problema. A degeneração macular pode ser controlada com algum tipo específico de laser, mas não pode ser curada por completo.
Retinopatia diabética, uma doença que causa cegueira por dano na retina em pacientes diabéticos, é tratada em muitos casos com laser. O controle rigoroso da glicemia e a detecção precoce desta retinopatia são fundamentais, por isso pessoas diabéticas devem consultar oftalmologista em períodos regulares.
Outras causas mais raras são as doenças hereditárias, como a retinose pigmentar.

Se precisar, o Hospital do Olho de Teresina, está pronto para lhe atender!

 

Postado em 11/11/2016 às 12:19.

Postar um comentário

Institucional

Serviços

Endereço

R. Magalhães Filho, 161 - Centro/S
Teresina - PI
(86) 3194-1000

Responsável Técnico

Luis Augusto Cruz Castelo Branco - CRM 2190PI

Newsletter