Hospital do Olho » Junho é o mês de prevenção ao Glaucoma no Hospital do Olho.
Marca
Banner

Notícias

Junho é o mês de prevenção ao Glaucoma no Hospital do Olho.

O Hospital do Olho se preocupa e investe em prevenção oftalmológica.
A Campanha de Prevenção ao Glaucoma será o alvo das ações de prevenção oftalmológica realizadas pelo hospital durante o mês de junho.
O Glaucoma é uma doença que pode levar a cegueira.
A ideia do Hospital do Olho é conscientizar a todos sobre os perigos da doença e da necessidade de exames periódicos.
O diretor técnico do Hospital do Olho, Dr Luis Augusto, já começou uma série de entrevistas falando sobre a campanha.
la z
Entenda como surge o Glaucoma.
O glaucoma é uma doença nos olhos que pode levar a cegueira. Silencioso, muitas pessoas descobrem tarde o problema, quando já perderam uma parte do campo visual, por isso é importante estar bem informado.

Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual. A doença é ocasionada pelo dano no nervo óptico devido ao aumento da pressão nos olhos. Estima-se que entre 2 e 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, segundo o Conselho Brasileiro de Olftamologia. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.

O diagnóstico precoce é importante  para evitar a progressão da doença. A população precisa ficar atenta aos sintomas e procurar um serviço de saúde, que garante toda assistência necessária”.

Na maioria dos casos, o glaucoma atinge os dois olhos e a herança genética influencia no aparecimento da enfermidade. As pessoas com mais de 50 anos, histórico familiar da doença, afrodescendentes, pacientes com pressão intraocular elevada devem se submeter a um exame oftalmológico. O tratamento é feito com colírios que controlam a pressão intraocular.

Há dois tipos de glaucoma, o de ângulo aberto que é gradual, lento e assintomático e responde por 90% dos casos; já o glaucoma de ângulo fechado pode ocasionar dores de cabeça, dor no olho, auréolas de arco íris ao redor das luzes, náusea e vômitos.

 

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA:

  • Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença.
  • Os diabéticos e negros são mais propensos a desenvolverem glaucoma de ângulo aberto – em geral, este tipo de glaucoma não apresenta sintomas e o paciente não sente dor e perde lentamente a visão.
  • Já os asiáticos têm maior tendência a desenvolverem glaucoma de ângulo fechado, forma da doença em que ocorre um rápido aumento da pressão do olho. Os sintomas podem incluir dores oculares e dores de cabeça intensas, olhos avermelhados.
  • A prevalência de doenças oculares que levam ao comprometimento da visão cresce com o avanço da idade. As taxas maiores de cegueira e baixa visão são observadas com o aumento da vida média da população.
  • Na população com mais de 50 anos de idade, as principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual, a mácula).
Pra atender a todos, o Hospital do Olho terá médicos e equipes de plantão para fazer a sua avaliação.
Você pode agendar seu exame por WhatsApp (9.9906.0047), ou pelo nosso telefone fixo (3194-1000). Ficamos na R. Magalhães Filho, 161 – Centro/S
Horário estendido de segunda à sexta, das 7h da manhã às 19h, e aos sábados, das 8h ao meio dia.
la
Postado em 4/06/2017 às 21:07.
Tags: ,

Postar um comentário

Institucional

Serviços

Endereço

R. Magalhães Filho, 161 - Centro/S
Teresina - PI
(86) 3194-1000

Responsável Técnico

Luis Augusto Cruz Castelo Branco - CRM 2190PI

Newsletter