Hospital do Olho » Horário de Verão não altera atendimento no Hospital do Olho.
Marca
Banner

Notícias

Horário de Verão não altera atendimento no Hospital do Olho.

Começou o horário brasileiro de verão, os relógios foram  adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O horário vai vigorar de 16 de outubro a 19 de fevereiro.

O Hospital do Olho de Teresina, naturalmente por estar no Nordeste, não terá seus horários alterados.

O Piauí não está entre os estados contemplados com horário de verão, mesmo assim alguns horários como bancos, correios, aeroportos, lotéricas e órgãos federais devem ser observados. horario-de-verao-620x250

O objetivo da medida é proporcionar uma economia de energia para o país, com menor consumo no horário de pico (entre as 18h e as 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

No ano passado, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A economia foi possível porque não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico.

Essa redução representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões e é equivalente a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília ou o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.

Fazem parte do grupo de estados que contam com o horário de verão Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, e Distrito Federal. A estratégia é adotada no país, com algumas interrupções, desde o verão de 1931 e 1932, no primeiro governo de Getúlio Vargas.

Como surgiu o horário de verão?

No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, no primeiro governo de Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.

Em 2008, o decreto 6.558 definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses. Assim, ficou estabelecido que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.

O horário de verão, porém, é considerado como uma medida internacional de redução do consumo de energia e de preservação do meio ambiente. Dentre outros países que adotam esse sistema, podemos citar:

a) Todos os países-membros da União Europeia, com a alteração do horário de março a outubro.

b) Rússia, Turquia e até Cuba também o fazem, no mesmo período adotado pelo UE.

c) Os países da América do Norte utilizam o horário de verão entre abril e outubro.

d) Na América do Sul, o Chile também adota o sistema de mudança de horário mais ou menos na mesma época e período do Brasil.

e) Austrália e Nova Zelândia também adotam o horário de verão entre outubro e março.

Postado em 16/10/2016 às 15:34.
Tags: ,

Postar um comentário

Institucional

Serviços

Endereço

R. Magalhães Filho, 161 - Centro/S
Teresina - PI
(86) 3194-1000

Responsável Técnico

Luis Augusto Cruz Castelo Branco - CRM 2190PI

Newsletter