Fisioterapia ocular é o mais novo atendimento do Hospital do Olho


Buscando sempre oferecer serviços de excelência na área de Oftalmologia, a partir do dia 03 de outubro o Hospital do Olho passa a contar com um novo atendimento, a Fisioterapia Ocular. A nova especialidade da Fisioterapia é uma área auxiliar da Oftalmologia e da Neurologia, que trata da reabilitação visual de pacientes que apresentam alterações nos movimentos dos olhos devido a desordens do sistema neuro cerebral ou por alterações do sistema óculo-motor e/ou visual.

O novo atendimento clínico será conduzido pelo fisioterapeuta ocular Dr. Hélio Siqueira, referência na área, e ampliará os diversos e mais modernos tratamentos em oftalmologia já disponibilizados pelo Hospital do Olho. “Essa nova área de especialidade da fisioterapia de reabilitação ocular amplia o maior número de possibilidades de tratamentos aos seus pacientes do hospital”, enfatizou.

Segundo o Fisioterapeuta ocular, Dr. Hélio de Siqueira, a terapia motora do olho, também conhecida como óculo-motricidade, trata as deficiências da visão sensorial e do movimento dos olhos através do treino da musculatura ocular com estimulação visual e exercícios dinâmicos proprioceptivos, que visam corrigir distúrbios da visão e recuperar a funcionalidade visual.

“Baseia-se em exercícios monitorados que visam o fortalecimento e o equilíbrio da musculatura do olho, reeducação da postura e prevenindo complicações ortopédicas, promovendo uma melhor realização das atividades profissionais e de vida diária para o paciente”, destaca o especialista.

Ele explica que os exercícios são indicados principalmente nos casos de alterações e desvios nos movimentos oculares, bem como nos casos de desconforto aos esforços visuais. “O tratamento se dá pela detecção de insuficiência de rotação para convergência e divergência dos olhos pelo exame de motilidade ocular que detecta e mensura as insuficiências musculares dos olhos, as quais podem causar visão dupla, dificuldade ou sonolência durante a leitura, perda de concentração e diminuição da aprendizagem nos estudos, cansaço visual e dor de cabeça”, disse o Dr. Hélio Siqueira.

A fisioterapia ocular também é indicada para o pós cirúrgico de Blefaroplastia, correção refrativa, como também em casos de estrabismo, ambliopia, paralisia facial e visão sub-normal. O especialista alerta que, quanto mais precoce for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor será o resultado e mais rápida será a recuperação. “Em algumas situações a fisioterapia ocular evita, se possível, a necessidade cirúrgica, como nos casos de estrabismos intermitentes”, finaliza Dr. Hélio.

A partir de outubro, o Hospital do Olho contará todas as quartas-feiras e aos sábado com o atendimento dessa nova especialidade oftalmológica que auxilia na correção e recuperação da funcionalidade visual. Os agendamentos podem ser feitos por meio do número (86) 2107-9900.

Dê sua opinião: