É possível conciliar o uso da maquiagem com as lentes de contato? Entenda como se dá essa harmonização


Acessório fundamental e indispensável para a maioria das mulheres, a maquiagem é um poderoso recurso utilizado para valorizar os traços e disfarçar as imperfeições, fazendo com que quem a use, se sinta ainda mais bela e com a autoestima elevada.

No final do ano, o período de festividades faz com que as mulheres se sintam ainda mais motivadas a usarem a maquiagem como uma maneira de se sentirem ainda mais bonitas, arrumadas a e atraentes. No entanto, todo cuidado é válido, principalmente para quem usa lentes de contato.

Em situações como essa, a atenção deve ser redobrada durante a escolha dos produtos, optando sempre por aqueles devidamente testados e aprovados, sem risco de desenvolver problemas para a região ocular ou até mesmo para a pele.

Mas há sempre quem questione: quem usa lentes de contato deve abrir mão desse aliado de beleza para não prejudicar a visão? Especialistas afirmam que é possível essa dupla se entender sim e haver uma harmonização em relação ao uso contínuo, desde que algumas regras básicas sejam seguidas, como:

  • Mantenha as mãos sempre limpas;

É preciso sempre lavar as mãos antes de colocar as lentes e manusear a maquiagem.

  • Faça a higiene adequada do rosto antes de colocar as lentes de contato e iniciar o processo de maquiagem; 

Atenção redobrada para as pálpebras e cílios. O ideal é utilizar produtos específicos, como sabonete facial ou shampoo neutro infantil para remover a oleosidade excessiva da pele, secreções e outras impurezas. No entanto, não há necessidade de esfregar os olhos durante a higiene. O processo deve ser feito suavemente para não irritar ou machucar a pele. Evite demaquilantes oleosos que podem ficar depositados na borda da pálpebra, danificando as lentes.

  • Coloque e remova as lentes antes de iniciar e retirar a maquiagem;

Para reduzir o risco de sujar as lentes e evitar a presença de partículas de maquiagem na córnea, é necessário que as lentes sejam colocadas e retiradas antes de iniciar e remover a maquiagem, respectivamente, evitando assim, situações que podem causar inflamações.

  • Priorize o uso de produtos sem perfume e hipoalergênicos; 

Esses produtos são desenvolvidos com compostos que oferecem o mínimo de risco de reações inflamatórias ou alérgicas que podem ser potencializadas com o uso das lentes.

  • Use pó facial e sombra compactos; 

Apesar das partículas soltas tanto do pó, quanto da sombra correrem o risco de se depositarem entre o olho e a lente, essa formato é mais indicado que o de consistência líquida, oleosa e cremosa, que não oferecem o risco das versões em pó, todavia, a sua remoção é mais difícil caso entre em contato com as lentes.

  • Use delineadores tipo lápis; 

Um tipo de ferramenta da maquiagem indispensável as mulheres, o delineador diminui o risco do produto entrar em contato com as lentes. Caso opte pelo delineador de consistência liquida, dê preferência aos que são a base de água por serem mais fáceis de remover.

Atenção: Eles não devem ser utilizados na linha interna das pálpebras que ficam sob os cílios para reduzir a possibilidade de inflamações.

  • Use máscaras para cílios resistente a água; 

E não a prova d’água, como é comum ver por ai. Esse tipo é mais difícil de ser removido e normalmente, necessita de produtos oleosos para a sua retirada. É válido lembrar que a máscara deve ser aplicada um pouco acima da base dos cílios para que não entre em contato com as lentes.

  • Faça a higienização dos pincéis e escovas frequentemente; 

É fundamental manter a higiene desses acessórios, que devem ser trocados a cada três meses para reduzir o risco de inflamações das pálpebras.

  • Não compartilhe sua maquiagem; 

A maquiagem é de uso pessoal e o compartilhamento de produtos ou pincéis pode difundir infecções entre as pessoas.

  •  O que fazer se a maquiagem entrar em contato com o olho ou a lente? 

Retire a lente e faça a limpeza da mesma imediatamente com a solução adequada; instile colírio lubrificante no olho e terminado o processo, pode recomeçar a maquiagem.

  •  Ao menor sinal de alergia ou irritação, suspenda o uso da maquiagem e da lente de contato.

Para olhos e pálpebras vermelhas, inchadas ou doloridas, é contraindicado o uso de lentes de contato ou maquiagem. O correto é procurar um oftalmologista que esclarecer as dúvidas frequentes e indique o melhor tratamento!

Fonte: Hospital de Olhos 

Dê sua opinião: