Cuide da higiene de seus olhos e evite a blefarite!


O nosso olho está constantemente exposto a bactérias, vírus, poluição, vento, uso de maquiagem. Esses e outros elementos podem causar graves problemas à sua saúde ocular.

Um destes problemas é a blefarite, conhecida como ‘caspas nos cílios’. Ela é uma inflamação que atinge a borda da pálpebra e é normalmente causada por bactérias e aumento de gordura na região.

O nome pode parecer estranho para a maioria das pessoas, mas a verdade é que a blefarite é uma doença muito comum no cotidiano do Oftalmologista. Seus principais sintomas são coceira, irritação no olho, vermelhidão, lacrimejamento, sensação de areia ou queimação dentro do olho, sensibilidade à luz, cílios grudados uns aos outros ou até perda dos cílios.

A boa notícia é que para evitar a doença basta realizar uma correta higiene ocular, o que para a maioria da população significa apenas lavar o rosto diariamente e manter os olhos limpos. Essa limpeza deve ser feita com produtos específicos e indicados pelo seu médico Oftalmologista.

Importante:

Pessoas com a pele mais oleosa precisam prestar mais atenção a esta higiene, pois apresentam maior tendência a secretar gordura, inclusive nos olhos. Pessoas que usam maquiagem próxima aos olhos também precisam ser mais cuidadosas, pois as glândulas sebáceas podem também ser afetadas e eventualmente ficar obstruídas, irritando a pele na área ocular.

Lave seu rosto com frequência e mantenha seus olhos sempre limpos. Isso vai diminuir as chances de um processo infeccioso e inflamatório que pode comprometer sua visão e te impedir de apreciar as belezas da vida.

FONTE: Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Dê sua opinião: