Hospital do Olho » Conheça um pouco mais sobre as doenças refrativas.
Marca
Banner

Notícias

Conheça um pouco mais sobre as doenças refrativas.

Todo mundo conhece alguém que tem astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia. Essas são doenças comuns e muito faladas entre as pessoas, mas muita gente não sabe o que realmente acontece quando os olhos falham e a visão fica prejudicada. Por isso é bom entender um pouco sobre os principais defeitos visuais e sempre procurar um oftalmologista para diagnosticar e tratar as doenças ainda na fase inicial.

Os três problemas visuais citados acima são um erro de refração, ou seja, a imagem não é projetada na retina e, por essa razão, não é recebida adequadamente pelo cérebro. Os erros de refração podem mudar com o tempo, aumentar, estabilizar e até mesmo diminuir.

As causas das doenças refrativas vão desde a variação no tamanho do globo ocular até problemas em estruturas como cristalino e córnea. Conheça as características de cada uma delas e veja os possíveis tratamentos.

Miopia

As pessoas que são diagnosticadas com miopia têm dificuldade na visão para longe, isso porque a convergência da imagem ocorre antes da retina. Isso acontece, pois o olho míope é maior do que o normal ou em razão das córneas serem muito curvas.

A miopia é um problema transmitido geneticamente e geralmente é descoberto entre os 8 e 12 anos de idade, na adolescência a doença tende a piorar, já que o olho acompanha o crescimento corporal. O problema tende a estabilizar a partir dos 20 até os 40 anos.

Dores de cabeça podem acompanhar a perda progressiva da qualidade visual, por isso, a qualquer sinal procure o oftalmologista. Dentre as opções de tratamento estão o uso de lentes divergentes, lentes de contato e cirurgias a laser.

Hipermetropia

Na hipermetropia a dificuldade está em enxergar os objetos que estão perto. Além da dificuldade de ver objetos próximos ou ler, sintomas como dor de cabeça e cansaço visual também podem estar presentes.

Entre as formas de correção do problema estão o uso de óculos com lentes convergentes, que direcionem a luz sobre a retina, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Após a consulta o oftalmologista vai indicar o melhor tratamento.

Astigmatismo

Visão borrada é a principal característica de uma pessoa que tem astigmatismo, que é um problema visual provocado pela alteração na curvatura da córnea ou do cristalino. Uma córnea normal tem forma arredondada, enquanto a córnea da pessoa com astigmatismo é ovalada. Ao passar por ela, a luz se espalha ao invés de se focar em um único ponto. O mesmo princípio serve para o cristalino, a lente do olho, responsável por focar a imagem.

O astigmatismo não pode ser prevenido e está relacionado a históricos familiares. Ele também pode vir acompanhado de outros problemas de visão, como a miopia, e é diagnosticado em exames de rotina realizado pelo oftalmologista. Os métodos de correção vão desde o uso de óculos e lentes de contato até cirurgias a laser.

Presbiopia

Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da doença.

Astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia são doenças comuns e muito faladas entre as pessoas, mas muita gente não sabe o que realmente acontece quando os olhos falham e a visão fica prejudicada. Por isso é bom entender um pouco sobre os principais defeitos visuais e sempre procurar um oftalmologista para diagnosticar e tratar as doenças ainda na fase inicial.

Postado em 6/03/2017 às 1:02.
Tags:

Postar um comentário

Institucional

Serviços

Endereço

R. Magalhães Filho, 161 - Centro/S
Teresina - PI
(86) 3194-1000

Responsável Técnico

Luis Augusto Cruz Castelo Branco - CRM 2190PI

Newsletter