Hospital do Olho » Abril Marrom. Uma Campanha de Prevenção à Cegueira.
Marca
Banner

Notícias

Abril Marrom. Uma Campanha de Prevenção à Cegueira.

José Álvares de Azevedo nasceu no Rio de Janeiro em 8 de abril de 1834. Cego, ele foi o primeiro professor a trazer para o Brasil, em 1850, o braille, sistema criado pelo francês Louis Braille que mudou a vida das pessoas cegas em todo o mundo.

Por esse motivo, a data marca o Dia Nacional do Braille. O mês de Abril é dedicado à prevenção da cegueira e também à conscientização sobre a realidade das pessoas cegas ou com deficiência visual severa no País.

A perda de visão é um mal que acomete uma parcela considerável da população brasileira. Pensando nisso, governos, entidades médicas e centros hospitalares lançaram a iniciativa do Abril Marrom — mês destinado a minimizar os efeitos provocados pela cegueira. Neste ano, o foco principal da campanha será o glaucoma.

O glaucoma é uma definição genérica para problemas que afetam o nervo óptico, provocando lesões irreversíveis e afetando o trânsito de informações visuais vindas do cérebro e recebidas pelo olho.

A doença é um mal silencioso. Estima-se que 70% dos portadores do glaucoma não estejam em tratamento pois muitos pacientes não possuem sintomas até o início da perda da visão periférica lateral. Além disso, grande parte do problema se concentra na falta de informações e negligência dos enfermos ao perceberem os primeiros indícios da disfunção — a maioria acredita que o glaucoma tem cura, ou que a cegueira causada por este é reversível.

Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão.

O Hospital do Olho investe em Campanhas de Prevenção Oftalmológica, a prevenção à cegueira é um dos focos das campanhas. Nosso objetivo é alertar você para não deixar pra depois a saúde dos seus olhos. A população precisa ficar alerta e querer se cuidar. É preciso procurar o oftalmologista para fazer exames e detectar possíveis doenças.

85% da nossa comunicação com o mundo exterior se dá através dos olhos. Especialistas afirmam que cerca de 60% das doenças oculares que causam cegueiras são tratáveis.

wp-1491252574649
 
Postado em 17/04/2017 às 11:05.
Tags: ,

Postar um comentário

Institucional

Serviços

Endereço

R. Magalhães Filho, 161 - Centro/S
Teresina - PI
(86) 3194-1000

Responsável Técnico

Luis Augusto Cruz Castelo Branco - CRM 2190PI

Newsletter